terça-feira, 21 de maio de 2013

GESTÃO EMPRESARIAL EM GOTAS


google.com/images

Estatísticas mostram que a maioria das empresas brasileiras fecha nos primeiros anos de vida. Não é surpresa, pois muitas delas está morta antes mesmo de nascer. E não é por falta de oportunidade no mercado ou porque os produtos e serviços que elas oferecem são ruins. Trata-se da falta de conhecimento em gestão. Sem gestão adequada, não há negócio que sobreviva.
Para ajudar a esclarecer este assunto, li, gostei e recomendo o livro Gestão Empresarial em Gotas. Trata-se de uma leitura fácil que vai apresentar alguns conhecimentos essenciais para a gestão empresarial, mas sem ser maçante como um livro acadêmico. Trata-se de uma leitura indicada para gestores que queiram se familiarizar com algumas das técnicas e procedimentos da boa administração empresarial.
O livro é baseado em torno de 4 pilares principais, chamados os 4 P’s da gestão.
O primeiro é o Planejamento. Este passo aborda tudo o que é preciso pensar antes de mergulhar no mercado. Você não inicia uma viagem sem saber que estrada vai pegar, então precisa conhecer o ambiente, preparar sua estratégia, planejar o que será o futuro da sua empresa.
O segundo P trata de Processos. Aqui você analisa, prepara e melhora como sua empresa executa aquilo que se propõe a fazer. Não é por acaso que uma das ferramentas mais importantes para melhoria dos processos, os indicadores de desempenho, são destacados nesta seção do livro.
O terceiro são as Pessoas. Boas ideias só vão pra frente se forem movidas por boas pessoas. Elas são a cara da sua empresa. Mantê-las motivadas, agir como um líder e fomentar o trabalho em equipe são alguns dos temas abordados.
Finalmente, o último P aborda os Projetos. Para onde você quer ir? Como quer chegar lá? Sem uma boa gestão desses projetos, você vai nadar e morrer na praia.

(http://www.logisticadescomplicada.com)
Curso Técnico em Logística – 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário